Você está cansado do visual do seu banheiro? Está querendo dar um toque mais pessoal, sofisticado ou clássico em seu lavabo?



Se você não sabe, vou te contar como são feitas todas as etapas, desde a escolha da matéria-prima até a expedição de diversos modelos de ralos e porta grelhas.

Nossa linha de produtos abrange modelos diversos, incluindo ralos com fecho, ralos lineares e ralos ocultos. Durante a visita à fábrica, pudemos conhecer todo o processo que transforma matéria-prima em produtos de qualidade, prontos para chegar ao mercado.

Precisando de inspiração?


O ponto de partida é o poliestireno de alto impacto (PS), a matéria-prima essencial para a produção dos ralos e porta grelhas. A partir do recebimento dessa matéria-prima, são fabricados todos os ralos, e porta grelhas. 

Uma etapa crucial e interessante que presenciamos foi o desenvolvimento dos projetos em 3D dos moldes. É nessa fase que a criação ganha forma, permitindo análises minuciosas e possíveis melhorias antes da produção em larga escala. Essa atenção aos detalhes é fundamental para garantir a qualidade do produto final.

Listras

Após o projeto do molde estar pronto, seguimos para a etapa de produção propriamente dita, que acontece nas máquinas de injeção de plástico. Esses equipamentos robustos têm capacidade para processar aproximadamente 50 toneladas de matéria-prima por mês.

Uma evolução tecnológica significativa é a implementação do sistema controlado por CLP (Controlador Lógico Programável). Essa atualização tornou o processo mais eficiente e menos complexo, garantindo maior precisão e qualidade na fabricação dos ralos e porta grelhas.

Apesar da tecnologia, não podemos ignorar a importância da mão de obra especializada. Os operadores das máquinas desempenham um papel fundamental no controle e monitoramento durante todo o processo de fabricação. Ajustar variáveis como colocação da matéria-prima na máquina, adição de pigmentos específicos para cada tipo de plástico injetado, controle da temperatura média, resfriamento adequado e outros detalhes são essenciais para garantir a excelência do produto final.

A Qualidade Como Prioridade

A etapa final de produção é marcada pela avaliação minuciosa dos produtos e testes de qualidade. Funcionários treinados são responsáveis por assegurar que cada ralo e porta grelha atendam aos requisitos exigidos e mantenham o mais alto padrão de qualidade.

Além disso, a sustentabilidade também é levada em consideração. A empresa adota uma política de reciclagem, reaproveitando cerca de 20% dos refugos para fabricação de outras peças, sem comprometer a qualidade do produto. O restante do material é coletado por outra empresa especializada para que seja feita a reciclagem de forma correta.

A Finalização: Cromagem e Pintura com Precisão

Alguns produtos passam pelo processo de cromagem e pintura antes de serem embalados. Esse processo, dividido em aproximadamente cinco etapas, inicia com a aplicação da base e avança para a cromagem, pintura feita por um robô e finalização em forno com luzes UV. Cada etapa é realizada com precisão para garantir que a cromagem e pintura sejam duráveis e não descasquem, passando por vários testes, incluindo com solventes.

Depois disso os produtos vão para a etapa de embalagem e expedição para serem entregues aos distribuidores.

Confira alguns modelos:

E assim, chegamos ao fim do processo de fabricação de ralos e porta grelhas. Para nós, uma experiência enriquecedora, onde pudemos conhecer o cuidado, a precisão e o comprometimento empregado em cada etapa desse processo, resultando em produtos de alta qualidade.

E ai, você já sabia como era realizado esse processo com ralos, ralos com fecho, ralos lineares e ralos ocultos? 

Espero que vocês tenham gostado! Até a próxima!

Geovana Bedin.

Posts Relacionados