Você sabe como cuidar do seu Papel de Parede? Vamos explicar como fazer a limpeza ideal para cada tipo de papel.



A primeira medida a ser tomada é verificar se o seu papel de parede é lavável ou não. Durante a limpeza é preciso tomar cuidado para não ocorrer manchas ou rasgos. Comece fazendo a limpeza a seco, com um pano limpo, aspirador de pó ou espanador. Determine uma ordem, comece limpando de cima para baixo e de um lado para o outro uma parede inteira, para não deixar manchas. Não use produtos químicos nem abrasivos.

Vinílico:

Lavável. Pode ser limpo com sabão neutro e um pano úmido sem causar qualquer dano ao papel de parede. Coloque algumas gotas de sabão neutro em um balde com água morna e mexa até formar espuma. Umedeça o pano na solução e comece a passar pela parede, sempre de cima para baixo. Seque toda a parede com um pano limpo e seco.

TNT:

Lavável. Este material é constituído de fibras de poliéster e celulose imitando tecido. É resistente à umidade, porém não tanto quanto o papel de parede vinílico. Pode ser limpo com detergente e um pano úmido sem causar qualquer dano ao papel de parede.

Tradicional:

Não lavável. Composto essencialmente de celulose (papel), é mais sensível que o papel vinílico e TNT, portanto a limpeza deve ser feita com um pano seco ou levemente úmido.
Recomenda-se fazer a limpeza das machas assim que surgirem, pois podem se impregnar de tal forma que resistam à limpeza.

Removendo o Papel de Parede


Primeiramente você deve identificar qual é o tipo de papel de parede. Nos casos em que o papel de parede é vinílico, deve-se retirar primeiro a capa de vinil puxando com a mão, basta iniciar por uma das pontas. Depois disto o processo para a retirada é o mesmo dos demais, seguindo o passo a passo abaixo.

Desligue a Energia

DESLIGUE A ELETRICIDADE das paredes, retire as molduras de plástico em torno das tomadas e interruptores e também a tampa da tomada. Isso precisa ser protegido da umidade, você pode usar fita adesiva de qualidade para cobrir completamente.

Remova a cola antiga

Para remover o papel de parede, não é recomendado trabalhar a seco, com um raspador. O ideal é dissolver a cola antiga (aquela que para a aplicação também foi diluída) com água morna ou vapor - para ajudar, utilize detergente neutro diluído na água – basta umedecer em abundância o papel, com um rolo ou esponja úmida ou vaporizador, e aguardar entre 5 e 30 minutos, dependendo da permeabilidade do papel.

Umedeça o papel

Umedeça várias partes do papel e comece retirando pelas primeiras partes umedecidas com a ajuda de uma espátula. Comece empurrando cuidadosamente a espátula por baixo de uma ponta do papel, quanto mais cuidadosamente fizer isso, maiores as chances de conseguir retirar grandes áreas do papel. Se encontrar outra camada de papel de parede ou sobrarem pequenos pedaços, repita a operação.

Vale ressaltar que para cada tipo de papel de parede e para cada marca, existem alguns cuidados específicos também. Por conta disso, é necessário estar sempre atento as instruções na hora de aplicar o papel e em relação às recomendações que são propostas pelo fabricante, especialmente o tipo de cola, pois a cola branca, comum, dá um trabalho bem maior para tirar.

O papel de parede é um revestimento com grande durabilidade e manutenção simples. Utilize esse revestimento sem medo e deixe a sua casa linda, elegante e moderna.

Posts Relacionados