Agora que você já leu nossa primeira postagem sobre como escolher o papel de parede ideal para cada cômodo de sua casa veja aqui o passo a passo para aplicação do papel de parede e também algumas dicas e cuidados importantes antes de iniciar a aplicação.



Como calcular a quantidade de Papel de Parede:


O primeiro passo para calcular a quantidade de papel de parede é descobrir a área, em metros quadrados, que sua parede ou o local que deseja aplicar possui. Para isso você pode multiplicar a largura total da parede pela sua altura, o resultado será a área em metros quadrados.

Da mesma forma, calculamos quantos metros quadrados um rolo de papel possui, multiplicando seu comprimento pela largura. O resultado será a área total que um rolo poderá revestir.

A loja virtual Casinha Bonita comercializa papéis de parede em rolos com as dimensões de 10 x 0,53 metros (5,30 m²), contudo recomenda-se aquisição de um rolo para cada 4,50 m² a serem revestidos, mantendo assim uma margem de segurança para facilitar possíveis recortes e ajustes de desenho.

Agora que sabemos a medida do espaço onde vamos aplicar e também a medida do rolo, podemos encontrar a quantidade de rolos necessários. Para isso, basta dividir a área da parede pela área do rolo de papel de parede, resultando na quantidade de rolos a serem adquiridos.

Importante: Se o resultado não for um número inteiro, arredonda-se para mais. Exemplo: 3,33 rolos = 4 rolos

Cuidados com o local antes da aplicação


O local deve estar nivelado e sem defeitos (furos, rachaduras, infiltração e mofo).

Não aplique o papel de parede diretamente sobre o reboco, o ideal é que tenha uma base livre de grãos soltos, preferencialmente com acabamento de massa corrida ou acrílica. Caso a parede tenha sido pintada especialmente para a aplicação do papel, espere algumas semanas antes de aplicar para que a tinta seque completamente.

Limpe bem o local antes da aplicação com um pano limpo e álcool. Pó, gordura ou outras sujeiras podem ocasionar bolhas e o descolamento do papel de parede.

Observe o local onde será aplicado o papel, caso sofra exposição muito frequente ao sol, poderá danificar a coloração do papel de parede.

Confira o lote dos rolos de papel adquiridos para que seja sempre do mesmo (lotes diferentes podem apresentar variação de cor). Se for possível, adquira sempre um pouco a mais considerando uma sobra de segurança.

Alguns materiais que facilitarão sua vida na aplicação


> Cola em pó;

> Água morna;

> Balde (ou outro recipiente para misturar a cola);

> Pincel brocha;

> Linha de prumo ou barbante;

> Trena;

> Estilete ou Tesoura;

> Lápis;

> Espátula metálica;

> Espátula Plástica ou Escova;

> Pano limpo;

> Álcool;

> Régua;

> Mesa para apoiar o papel;

> Rolinho de pintura.

Mãos na massa, hora de aplicar!


Antes de iniciar o processo de aplicação, verifique se há tomadas na parede onde será aplicado o papel de parede e, se houver, desligue a energia. Em seguida, retire os espelhos das tomadas, pregos e parafusos existentes.

Limpe a parede com um pano seco e álcool, deixando a superfície lisa e livre de sujeiras. Se houver necessidade, utilize uma lixa para nivelar o local.

1º Passo: Medir a parede

Utilizando a trena, meça a altura da parede acrescentando uma sobra de 10 cm, necessário para fazer posteriormente o acabamento. Meça a parede em vários pontos. A medida mais alta é a que deve ser considerada para recortar o papel, lembrando de somar os 10 cm.

 2º Passo: Cortar o papel

Apoie o papel em uma mesa, ou outra superfície e, com o auxílio da régua e do estilete (ou tesoura), corte cada tira de papel conforme a medida de comprimento da parede acrescido da sobra de 10 cm. Caso seu papel seja estampado, corte as tiras acompanhando o desenho da faixa anterior. Esse procedimento pode resultar em perda de papel, por isso é ideal comprar sempre com uma margem de segurança.

Para facilitar a aplicação, numere no verso do papel de parede a ordem certa que serão instaladas as faixas conforme o desenho.

Se achar melhor, faça uma marcação também na mesa ou na superfície que estiver utilizando referente ao comprimento da parede, assim, não precisará medir toda vez que for cortar um rolo.

3º Passo: Marque uma linha reta na parede

Com o auxílio de uma linha de prumo e lápis (ou um barbante e fitas adesivas caso não tenha) marque uma linha reta na parede determinando onde começará a aplicação. Isso é necessário pois nem todas as paredes são retas e caso a primeira tira de papel seja instalada torta, prejudicará toda a aplicação restante.

4º Passo: Prepare a cola

Utilize 1,2 litros de água morna para 20 g de cola, ou conforme indicação do fabricante.
Coloque toda a água morna em um balde com a cola e misture.
Ficarão pedaços de cola que serão dissolvidos sozinhos. Para isso, deixe descansar por aproximadamente 2 a 3 horas ou até que a cola esteja totalmente dissolvida.
Caso deseje acelerar o processo, pode mexer de vez em quando durante o tempo de descanso.
Quando estiver pronta para aplicação, a cola terá um aspecto final gelatinoso.

5º Passo: Aplicando a cola

Sobre a mesa ou outra superfície limpa, coloque a tira de papel de parede com a estampa voltada para baixo. Com o pincel brocha, passe uma demão de cola em uma das metades cobrindo uniformemente a superfície (incluindo as pontas). Em seguida, dobre as pontas da tira de papel de parede colado até no meio onde iniciou o processo de colagem, deixando as duas faces com cola juntas (cola com cola). Repita o processo com a outra metade da tira de papel.

Este processo é necessário para que as pontas não sequem enquanto espera – se o papel absorver um pouco a cola. (O tempo indicado para o papel absorver a cola normalmente varia entre 1 a 2 minutos). É importante deixar sempre o mesmo tempo de espera para todas as tiras de papel.

6º Passo: Aplicando o papel na parede

Leve o papel dobrado até o local onde será instalado a primeira tira e suba na escada para iniciar a colagem na parte superior da parede, tomando como referência o encontro do teto com a parede. Abra o lado dobrado superior, enquanto a extremidade inferior ainda fica dobrada. Lembre-se de deixar 5 cm para cima do teto e para baixo no piso, (dos 10 cm de sobra que indicamos anteriormente).

Com a parte superior colada, abra a parte inferior e cole na parede. Alise o papel de parede com as mãos para remover bolhas maiores e, na sequência, utilize uma escova ou uma espátula de silicone para retirar as bolhas menores e para nivelar o papel de parede, sempre com movimentos delicados do centro para as bordas. Caso tenha excessos de cola, remova com a espátula de silicone.

7º Passo: Repita o processo

Repita a mesma operação com a segunda tira de papel aplicando bem ao lado da primeira faixa sem sobrepô-las e alinhe com as mãos o desenho das duas faixas.

A cola torna o papel mais maleável permitindo que dê os últimos ajustes na posição do papel. Caso o desenho não tenha se igualado, retire com cuidado o papel e cole novamente.

Atenção: É muito importante tomar cuidado para manter o padrão de repetição do desenho, garantindo que ao final da aplicação, haja um aspecto de continuidade no papel de parede.

8º Passo: Acabamento

Utilizando uma espátula metálica, pressione os cantos no rodapé e no teto para fixar bem e utilize um estilete bem afiado para retirar a sobra do papel.

Com um rolinho de pintura, dê uma demão de cola bem fina sobre as juntas de papel. Esta demão não é recomendada em cima de papéis brancos pois pode manchar.

Com o papel de parede seco, faça um corte em cruz sobre a área onde existe as tomadas que foram cobertas durante a aplicação e retire o papel excedente. Após isso, pode-se colocar novamente os espelhos e caixas.

Esperamos que esse passo a passo tenha lhe ajudado e caso tenha qualquer dúvida, sugestão ou se gostou do nosso post deixe um comentário para nós e compartilhe com seus amigos!

Temos também um vídeo explicando como fazer a instalação do Papel de Parede:

Grazielle Huscher

Casinha Bonita

Posts Relacionados