Ao planejar a reforma da sua cozinha ou simplesmente fazer a troca da torneira antiga, escolher a opção certa de torneira, pode parecer uma tarefa desafiadora. Afinal, qual opção é a melhor para sua casa e para atender suas necessidades?



Torneira Monocomando Gourmet de Cozinha (Riviera Rosé Gold)

Com uma ampla variedade de modelos disponíveis, desde as torneiras tradicionais até as torneiras mais modernas e diferenciadas, é fundamental entender as vantagens de cada tipo e identificar aquela que melhor atende às suas necessidades específicas. Hoje vou te ajudar a escolher a torneira ideal para a sua cozinha, levando em consideração fatores como pressão da água, tipos de torneiras e outros aspectos que devem ser considerados.

Torneira Monocomando Giratória de Filtro (Ubatuba Cromada)

Tipos de torneiras para cozinha:

Existem diversos tipos de torneiras disponíveis no mercado, cada uma com características e benefícios únicos. Vem comigo conhecer alguns deles:

Torneiras Convencionais:

Essas torneiras são populares pela sua simplicidade e durabilidade. Você com sem dúvida já viu uma por aí. Elas possuem uma única bica e são fáceis de usar, sendo ideais para quem busca um baixo custo, mas também podem ser muito belas, é só procurar no lugar certo. Podem ser encontradas em diferentes materiais, como aço inoxidável, ligas metálicas e até mesmo opções mais diferentes em cores e acabamentos diversos.

Torneira Monocomando Giratória de Cozinha Inox (Malta Preta Fosca)

Torneiras com Misturador (monocomando):

As torneiras com misturador são uma excelente escolha para quem deseja controlar a temperatura da água com facilidade. Elas permitem misturar água quente e fria para obter a temperatura desejada, oferecendo maior conforto e praticidade nas tarefas diárias da cozinha. Contam com uma infinidade de modelos para que você possa escolher a que mais combina com seu estilo de decoração.

Torneira Monocomando Giratória de Cozinha (Bahamas Escovada)

Torneiras de Parede:

Ideais para cozinhas com uma pia grande, as torneiras de parede são instaladas diretamente na parede, acima da cuba. Essa opção oferece mais espaço na bancada e facilita a limpeza, uma vez que não há torneira sobre a pia. Além disso, a altura pode ser ajustada de acordo com suas necessidades específicas.

Torneira Gourmet de Parede de Cozinha Inox (Laguna Preta Fosca)

Torneiras com Filtro:

Se você se preocupa com a qualidade da água, o que é muito importante, as torneiras com filtro podem ser a escolha ideal. Além de fornecer água limpa e pura para o consumo, elas eliminam impurezas e odores indesejados, tornando sua água mais segura e saudável para a preparação de alimentos.

Torneira Monocomando Giratória de Filtro (Ibiza Dourada)

Torneiras Gourmet:

Extensível e/ou flexível, são uma escolha elegante e funcional. Com designs sofisticados e acabamentos de alta qualidade, essas torneiras adicionam um toque de estilo à sua cozinha. Além do aspecto estético, as torneiras gourmet oferecem recursos práticos, como ajuste de altura e maior facilidade na higienização de alimentos, louças e da própria cuba. Seja em um estilo minimalista ou contemporâneo, as torneiras gourmet são uma opção que combina beleza e funcionalidade para aprimorar a sua experiência.

Torneira Monocomando Gourmet de Cozinha (Barbados Grafite Fosca)

Além dos tipos de torneira existem outros pontos e necessidades que podem e devem influenciar sua escolha:

Pressão da água:

Um fator fundamental ao escolher uma torneira para a cozinha é considerar a pressão da água em sua casa. Certifique-se de que a pressão disponível é compatível com a pressão mínima exigida para o bom funcionamento da torneira. Você geralmente encontra essa informação nas especificações técnicas do produto. Existem modelos projetados especificamente para baixa pressão, garantindo um fluxo adequado mesmo em locais onde a pressão é mais fraca. Por outro lado, se você possui uma alta pressão de água, é importante escolher uma torneira que suporte o grande volume de água, evitando jatos fortes e descontrolados.

Altura da torneira:

É importante se atentar a altura da torneira, e se ela é adequada para a sua cuba. Uma torneira muito alta pode causar respingos e dificultar o uso, enquanto uma torneira muito baixa pode restringir o espaço disponível para lavar utensílios e panelas maiores. O espaço ideal entre a bica da torneira e a válvula da cuba é de no mínimo 25cm.

Funcionalidades e ajustes:

Algumas torneiras possuem recursos adicionais, como bicas móveis ou giratórias, que oferecem maior flexibilidade ao direcionar o fluxo de água. Isso pode ser útil ao encher uma jarra ou uma bacia grande, por exemplo, e até mesmo lavar alimentos ou limpar a pia com facilidade.

Economia de água:

Devemos levar em consideração a economia de água na hora de lavar e cozinhar, para isso considere torneiras com tecnologias de economia de água, como arejadores embutidos. Esse “sistema” mistura ar com água, reduzindo o consumo sem comprometer a pressão ou a eficiência.

Design e estilo:

Além de sua funcionalidade, a torneira também contribui com um papel importante na estética da cozinha. Escolha um modelo que esteja em harmonia com o estilo e o design geral do ambiente, seja ele clássico, contemporâneo ou outro. Lembre-se de que a torneira pode ser um elemento de destaque na decoração da sua cozinha.

Escolher a torneira certa para a sua cozinha é uma decisão importante para garantir praticidade, funcionalidade e estética. Considere os diferentes tipos de torneiras disponíveis, verifique a pressão da água em sua residência e considere as suas necessidades específicas, como altura, funcionalidade, economia de água e design. 

Ao fazer uma escolha levando em conta todos esses pontos que citei acima, você terá uma torneira que atenderá perfeitamente às suas necessidades e proporcionará uma experiência agradável ao cozinhar e realizar tarefas na cozinha. 

E aí, ficou mais fácil escolher a torneira ideal? 

Até a próxima!

Geovana Bedin.

Posts Relacionados