Tendência que era sucesso nos anos quarenta e cinquenta, atravessou décadas e hoje volta com tudo, o granilite novamente vem ganhando grande espaço em projetos de arquitetos e designers de interiores. Revestimento de custo reduzido comparado a pedras, há quem diga que o granilite é o novo mármore, será? 

Revestimento Terrazzo Madrepérola Hexagonal (Praga)

 

Sem dúvidas você já deve ter visto o granilite em algum lugar, seja em um móvel (sim o ganilite também está por la), em uma bancada de ganilite, piso, parede, ou até mesmo em estampas, como em peças de louças ou itens decorativos. 

O revestimento granilite é altamente adaptável e pode ser usado em várias situações. Ele é feito a partir de uma mistura de calcário, cimento, areia e água, e no caso de nossos produtos, conchas naturais, resultando em uma textura extremamente resistente e durável. 

 

Diversas são as opções para você escolher seu novo revestimento favorito. 

 

Para entender um pouco melhor sobre esse revestimento é interessante voltar na história, cerca de seis séculos atrás, no século XV (quinze), muito longe daqui, na Itália renascentista. 

Os nobres, na época, procuravam um material que fosse tão bonito quanto durável para decorar seus palácios. Foi nesse contexto que o mármore se tornou popular, sendo utilizado em pisos de algumas das mais luxuosas residências da época.

Os artesãos, com suas habilidades e criatividade, aproveitavam as sobras de mármore e as misturavam com cimento, criando o terrazzo que hoje conhecemos como granilite e/ou terrazzo. Essa prática permitia que retalhos fossem utilizados de forma eficiente, resultando em um produto esteticamente belo e resistente.

Revestimento Terrazzo Madrepérola Escama de Peixe (Praga)

 

Com o granilite novamente em evidência, as indústrias que produzem papéis de parede apostam na estampa que chama atenção com grande apelo estético, em diferentes cores e texturas. 

 

Nos papéis de parede, a estampa terrazzo é geralmente reproduzida com a ajuda da tecnologia de impressão digital, o que permite criar padrões mais complexos e detalhados. As cores mais comuns utilizadas na estampa terrazzo são tons de cinza, bege e rosa, mas também é possível encontrar variações mais ousadas, com cores vibrantes e contrastantes.

Uma das vantagens do papel de parede com estampa terrazzo é que ele pode ser usado para criar uma sensação de textura e profundidade na parede, sem a necessidade de revestimentos mais caros e trabalhosos, como a aplicação de pedras reais ou azulejos. Além disso, os papéis de parede com estampa terrazzo são versáteis e podem ser usados em diferentes estilos de decoração, desde ambientes mais clássicos até espaços mais contemporâneos.

 

Os papéis de parede da linha Terrazzo apresentam um brilho sutil. Em relação à textura, é lisa e uniforme, sem relevo ou rugosidades perceptíveis. No entanto, a estampa terrazzo, inspirada em pedras naturais, pode conferir uma sensação de textura visualmente interessante e tridimensional ao papel de parede.

Reprodução|Pinterest
Reprodução|Pinterest

 

Você já conhecia o terrazzo/granilite? 

Se não conhecia, espero que tenha gostado! Particularmente eu acho um charme. 

Sendo o protagonista ou apenas um detalhe na decoração, com certeza fará toda a diferença em sua casa. 

 

Inspire-se! ♥

Geovana Bedin.