Argamassas

  1. Como aplicar pastilhas de vidro com cola

    Como aplicar pastilhas de vidro com cola

    Praticamente todas as novas construções compradas prontas, já vem com azulejos brancos aplicados na cozinha, banheiros e lavanderia. Para personalizar estes ambientes, é possível utilizar a cola de sobreposição e aplicar pastilhas de vidro.

     

    A cola de sobreposição tem a vantagem de ser mais prática em relação a argamassa. Já vem pronta para uso, proporciona alta resistência e rapidez. A Cola Branca Massaplic para Pastilhas pode ser aplicada sobre azulejos, cerâmicas, drywall, ladrilhos, madeira, pastilhas e pedras. É um material que mescla as funções de cola e argamassa, sem necessidade de mistura com água. Dispensa o uso de argamassa e não altera a aparência das peças, inclusive pastilhas com acabamentos especiais e espelhadas.

    #mc_embed_signup{background:#fff; clear:left; font:14px Helvetica,Arial,sans-serif; } /* Add your own MailChimp form style overrides in your site stylesheet or in this style block. We recommend moving this block and the preceding CSS link to the HEAD of your HTML file. */

    Existem 3 formas de aplicar pastilhas sobre outros revestimentos

    Baixe o e-book com conteúdo exc

  2. Como aplicar pastilhas de vidro com argamassa

    Como aplicar pastilhas de vidro com argamassa

    Com o uso da argamassa correta, é possível também aplicar pastilhas sobre um revestimento antigo!

     

    Atualmente é possível fazer a aplicação de pastilhas de vidro, metal, madrepérola, pedra, etc., sobre outros revestimentos já existentes com o uso de argamassas de sobreposição. Além de possuir a capacidade de sobreposição, a Argamassa Portokoll Premium para Pastilhas & Mosaicos é autofugante, ou seja, ao mesmo tempo que assenta também rejunta.

    #mc_embed_signup{background:#fff; clear:left; font:14px Helvetica,Arial,sans-serif; } /* Add your own MailChimp form style overrides in your site stylesheet or in this style block. We recommend moving this block and the preceding CSS link to the HEAD of your HTML file. */
    Existem 3 formas de aplicar pastilhas sobre outros revestimentos

    Baixe o e-book com conteúdo exclusivo e veja como é possível aplicar pastilhas sobre diversos tipos de revestimentos!

    E-mail
  3. Posso aplicar pastilha sobre azulejo ou outros revestimentos?

    Posso aplicar pastilha sobre azulejo ou outros revestimentos?

    Sim! Existem algumas formas de aplicar pastilhas sobre outros revestimentos como cerâmicas, ladrilhos, azulejos, drywall, madeira, porcelanatos, pedras, etc. e até mesmo sobre outra pastilha, que são:

    Utilizar argamassa de sobreposição; Cola especial e Pastilhas adesivas.

    Para conhecer as diferentes formas de aplicação e saber qual é a mais adequada ao seu projeto, além de aprender a fazer com o passo a passo e vídeo tutorial, baixe gratuitamente o ebook com o conteúdo exclusivo:

    #mc_embed_signup{background:#fff; clear:left; font:14px Helvetica,Arial,sans-serif; } /* Add your own MailChimp form style overrides in your site stylesheet or in this style block. We recommend moving this block and the preceding CSS link to the HEAD of your HTML file. */

    Existem 3 formas de aplicar pastilhas sobre outros revestimentos

    Baixe o e-book com conteúdo exclusivo e veja como é possível aplicar pastilhassobre diversos tipos de revestimentos!

    E-mail
  4. Argamassas para Pastilhas de Vidro e Inox: Guia Atualizado

    Argamassas para Pastilhas de Vidro e Inox: Guia Atualizado

    Como escolher a argamassa e o rejunte?

    Em 2012 apresentamos uma pequena postagem sobre qual argamassa devemos utilizar no assentamento de pastilhas de vidro. Surpreendentemente essa postagem ultrapassou 30.000 de visualizações em 4 anos, o que nos deixou com a obrigação de compartilhar um guia mais completo, com o conhecimento e as experiências que adquirimos ao longo desse período.

     

    Aplicação de pastilhas sobre reboco

    Para aplicação das pastilhas diretamente sobre o reboco, as argamassas mais indicadas são as do tipo autofugante (muitas vezes denominadas apenas como “argamassa para pastilhas”). Esse material contém simultaneamente propriedades de argamassa e de rejunte, ou seja, pode ser utilizado para assentar as pastilhas sobre o reboco e na sequência para dar o acabamento final rejuntando as mesmas.

    Há diversas marcas oferecidas no mercado, dentre as quais podemos citar a Portokoll, Quartzolit, Ceramfix e Euromax. Boa parte desses fabricantes oferece a argamassa autofugante não apenas na cor branca (que é certamente a mais difundida), mas também em tons de cinza, bege, azul, vermelho, etc. Como referência, cabe mencionar que em média utilizam-se 4,5 kg de argamassa para cada metro quadrado de pastilhas a serem assentadas, embora isso possa variar um pouco em função da marca da argamassa, do tipo de pastilhas e da prática do assentador.

    Como alternativa, também se pode utilizar argamassa branca (seja ela autofugante ou não) apenas no assentamento das pastilhas e na sequência fazer o acabamento final com algum rejunte diferenciado: colorido, acrílico, siliconado ou epóxi. Essa prática é muito utilizada para pastilhas de inox, como veremos na descrição a seguir.

  5. Argamassas Coloridas

    Argamassas Coloridas

    Conforme mencionado em outro post, na maior parte dos casos a argamassa mais indicada para aplicação de pastilhas é a do tipo autofugante, que cola e rejunta simultaneamente. Assim como ocorre com os rejuntes, essa argamassa é mais comumente encontrada em tons claros, como branco e marfim, mas pode também ser encontrada em diversas outras cores.

    Pastilhas de Vidro com Rejunte Vermelho Pastilhas Vermelhas com Rejunte VermelhoFonte da foto: www.meupalaciode64m.blogspot.com.br

    Pastilhas de Vidro com Argamassa Autofugante Branca II Pastilhas Pretas com Argamassa Branca (foto enviada por um de nossos clientes)

    Duas são as alternativas mais comuns para aplicação da argamassa autofugante. A primeira delas é aplicá-la na cor branca, ou outra em contraste com a cor do revestimento, destacando assim cada pastilha individualmente, criando um efeito de mosaico.

  6. Qual argamassa utilizar para aplicar pastilhas?

    Qual argamassa utilizar para aplicar pastilhas?

    Quando for aplicar pastilhas de vidro deve-se tomar alguns cuidados para que o resultado seja o melhor possível. Para aplicação de pastilhas de vidro diretamente sobre o reboco, a argamassa mais indicada é a autofugante, ela já é própria para pastilhas e serve tanto para assentar as pastilhas como para fazer o rejunte.

    + Leia também: Como aplicar pastilhas de vidro com argamassa

    A argamassa autofugante pode ser encontrada em diversas cores desde o branco até as coloridas como verde e azul. A argamassa autofugante pode ser utilizada tanto em áreas secas quanto em áreas molhadas como piscinas e banheiros.

    Cores Argamassa Portokoll Premium para Pastilhas

     

    Qual quantidade que devo utilizar?

    O recomendado é de 4 a 5 kg de argamassa autofugante para cada metro quadrado de pastilhas.

     

    Posso aplicar pastilhas sobre piso ou azulejo?

    Sim é possível de ser feito, mas alguns cuidados devem ser tomados, por exemplo, a argamassa utilizada deve ser a ACII ou ACIII branca com indicação para sobreposição. Nunca utilizar a argamassa cinza, pois ela poderia manchar as pastilhas. Após a aplicação das pastilhas com a argamassa bran