Aqui no blog temos muito conteúdo sobre pastilhas, mas há um tipo de aplicação que frequentemente nos indagam e hoje vamos explicar tudinho para você: Piso de Pastilhas!



Você não leu errado, querido leitor. As pastilhas são ótimas para revestir o piso da sua casa, sim. Cada vez mais utilizadas, ficam perfeitas pois harmonizam facilmente com o ambiente.

Há muitas vantagens em se revestir um piso de pastilhas de vidro. Entre elas, como já citamos, a beleza do espaço; as pastilhas valorizam o ambiente e podem ser combinadas com outros elementos, trazendo harmonia para o todo.

Áreas Molhadas


A utilização de pastilhas de vidro como piso é muito comum no banheiro. A explicação é que as pastilhas de vidro são ótimos impermeabilizantes, e as suas cores não são afetadas pela umidade do ambiente. Por este motivo as pastilhas de vidro são recomendadas para áreas molhadas da casa, como no banheiro, lavabo, lavanderia, sauna e na piscina, onde encontramos sua aplicação muito comum nas bordas, também.

Piso de Pastilhas no Banheiro:

A Casinha Bonita tem pastilhas em tons azuis e pretos:

A única excessão entre os modelos de pastilhas disponíveis para aplicação em áreas molhadas da casa são as pastilhas de pedra e outros materiais orgânicos. Estes, sim, podem absorver a umidade do ambiente colaborando para o desbotamento das cores e surgimento de manchas ao longo dos anos.

O maior receio das pessoas quando pensam em fazer um piso de pastilhas é se elas não podem causar acidentes, devido à sua superfície lisa. É consenso que as juntas onde vão o rejunte já criam uma superfície com atrito suficiente para não permitir escorregões. Há no mercado, também, pastilhas pigmentadas que possuem mais porosidade em sua superfície. Podem ser uma alternativa se ainda com o rejunte você ficar receoso.

Recomendações


Além da recomendação anterior para utilização de pastilhas com maior teor de absorção de umidade para as áreas molhadas da casa, não recomendamos a aplicação de pastilhas metálicas, como as pastilhas de inox, em áreas de grande circulação e densamente mobiliadas. Isto porque este tipo de pastilhas podem sofrer riscos em sua superfície.

Ideias de Aplicações


Pastilhas não saem de moda. Recentemente fizemos um post falando sobre novos materiais e tendências para esse revestimento tão querido dos arquitetos e decoradores. As possibilidades com o revestimento do piso com pastilhas de vidro são muitas. O conceito mais adotado é o da continuidade, onde as pastilhas revestem as paredes e continuam pelo chão.

A possibilidade de divisões no ambiente também é bem válida, onde um tipo ou cor de pastilhas é aplicado de um lado  e no box, por exemplo, há outro tipo.

Para o banheiro se recomendam cores claras e relaxantes, como o azul e o verde. São cores associadas à sensação de bem estar e asseio que este lugar da casa transmite. Claro, como sempre dizemos aqui, o projeto tem que estar do seu jeito, então outras combinações de cores são bem-vindas!

Não apenas para áreas molhadas! Abaixo, algumas ideias para o seu projeto.

Vanessa Felski

Posts Relacionados