Com a nova era de downsizing dos imóveis e da otimização de ambientes pequenos sem que haja perda estética e funcional do espaço, muito se fala em NICHOS DE BANHEIRO.

Estes aliados da Reforma & Construção vem ganhando espaço entre os consumidores, uma vez que conferem um upgrade de espaço, unindo o útil ao agradável, e podendo se encaixar em todos os bolsos e orçamentos.

Os nichos podem ser feitos em diversos materiais como: mármore, porcelanato, pastilhas de vidro, pedra, inox, madrepérola e outras possibilidades de materiais que aceitam o contato com água e umidade.

+ Leia também: Como aplicar pastilhas de vidro com argamassa

Qual o tamanho ideal?

Vou me adiantar e afirmar: não existe tamanho ideal. Você pode – sim - criar diversos nichos tanto verticais como horizontais, verificando aquilo que mais se adequa ao seu gosto e orçamento. No entanto, cabe ressaltar que algumas medidas mínimas devem ser respeitadas. No caso da profundidade, por exemplo, o mínimo de espaço a se considerar é de 9 cm, pois caso o nicho tenha pouca profundidade é possível que seus produtos não caibam no local ou pior, que fiquem caindo, o que resulta na perda de funcionalidade do mesmo.

Já a altura mínima ideal é de 30 cm, evitando que algumas embalagens maiores não caibam no espaço.

A largura, por sua vez, é algo mais pessoal, e dependerá somente do tamanho que você dispõe. Um tamanho padrão seria um nicho de 80 cm, mas se você preferir ou não tiver todo este espaço, você pode reduzi-lo. Se o seu caso for o oposto e houver muito espaço, nada impede a construção de mais de um nicho, conferindo o apelo estético que preferir, respeitando – é claro – as medidas mínimas para que não haja a perda de funcionalidade.

Ninguém vai querer deixar shampoos, condicionadores, cremes e lâminas de barbear no chão ou apoiadas no beiral da janela, não é mesmo?

Nicho embutido - Como fazer?

O primeiro passo é decidir o local em que o nicho será instalado.

Se for na parede: antes de sair quebrando qualquer coisa, certifique-se de que no local designado não há passagem de canos de água ou gás!

O segundo passo é decidir o layout, ou seja, o desenho do seu nicho: qual será o design, se será horizontal ou vertical, e as medidas do mesmo.

O terceiro passo é escolher o revestimento para finalizar o nicho. Caso seja de mármore, Silestone, Technostone e derivados, a marmoraria tirará as medidas, e fará o nicho do tamanho exato para você. Certamente, o valor dependerá do tipo de pedra escolhida, e o tamanho dos nichos a serem revestidos.

A Bela Metais oferece Nichos prontos para embutir, fabricamos em Mármore Sintético em diversas cores, confira algumas delas:

Já se você pretende revestir em porcelanato, atente-se aos retificados, os quais deixarão emendas menos aparentes, e podem ser cortados em um ângulo de 45º graus para um melhor acabamento nas bordas. Já se a escolha for pastilhas, existem inúmeras possibilidades desde vidro, pedras, inox, madrepérola e etc. os quais vocês podem encontrar no site da Casinha Bonita.

Dicas!

- Em caso de reforma no qual o banheiro já está pronto e revestido, e você resolva fazer o nicho depois, é preciso muito cuidado para abrir o espaço na parede de modo que não quebre o revestimento em volta.

- Antes de quebrar verifique qual estilo de bloco é usado. O bloco estrutural não permite fazer esse tipo de nicho.

- Para quem mora em apartamento, é preciso consultar a construtora do prédio para analisar se essa instalação não traz problemas estruturais ao edifício.

Dando acabamento

O acabamento pode ser feito de algumas maneiras. No caso de nichos em mármore, a própria marmoraria trará o item inteiro e prontamente acabado. Há a opção de revestir somente as laterais em pedra, e utilizar na parte interna do nicho outro material de seu agrado.

Para os nichos com pastilhas, o acabamento pode ser feito com as próprias pastilhas, requerendo experiência de quem estiver instalando.

Dica: você pode utilizar cantoneiras de alumínio da cor que mais combine com o seu nicho. Essas cantoneiras são baratas e fáceis de aplicar.

Confira algumas ideias e inspire-se!
Nicho dentro e fora do box

Os nichos ajudam a otimizar o espaço do seu banheiro, conferindo charme, personalidade e funcionalidade ao mesmo.

Tons maravilhosos e contraste de babar!

Nicho de mármore em parede de pastilhas

Em tons neutros, as pastilhas mescladas com nicho feito em mármore dão um belo toque ao banheiro.

Confira aqui a linha miscelânea e aqui a linha de pedras naturais

Os nichos de mármore com pastilhas em contraposição são simplesmente lindíssimos! Confira aqui nossa linha.

Às vezes menos é mais! Olha essa décor minimalista em pastilhas da cor do banheiro. Confira muitas opções aqui!

Aos eternamente apaixonados por marrom...

Nicho de pastilhas em parede de revestimento

As pastilhas conferem cor e sofisticação ao ambiente.

Confira a linha miscelânea aqui.

E esse concreto queimado - super tendência - com estas pastilhas de cristal puro vermelho?

Para os amantes da ducha dupla, nicho tripartido!

E que tal este banheiro em tons de preto, cimento queimado e nicho de pastilhas pretas?

E por que não ousar com diferentes formatos?

E quando o detalhe do nicho combina com a pia do banheiro? Confira aqui algumas sugestões de pastilhas adesivas e aqui pastilhas metálicas e pretas.

Olha que linda essa pastilha com pontos de luz! Confira aqui algumas opções.

Nicho embutido em box inteiro em mármore

Conferem sofisticação e sobriedade ao ambiente.

Mármore absoluto e eterno!

Nicho de pastilhas em banheiro de pastilhas

Fazem uma contraposição de tons e conferem requinte ao ambiente.

Confira aqui as pastilhas de madrepérola e aqui as pastilhas de vidro cristal.

Nicho embutido em box em porcelanato

Nicho feito com o mesmo piso do Box. Dica: neste caso, pode-se usar cantoneiras em alumínio ou quadro de mármore para um melhor acabamento.

Nicho do mesmo porcelanato retificado. Dica: porcelanatos retificados, além de menor fuga aparente, podem ser cortados em um ângulo de 45º, conferindo um melhor acabamento.

Nicho espelhado

E que tal este banheiro em nicho espelhado e pastilhas? Confira as opções de pastilhas aqui.

Nichos decorativos também são uma boa pedida para obter uma decoração bela e sofisticada em ambientes pequenos.

E que tal mármore com espelhos?

Os nichos com espelho conferem requinte e sofisticação. além de proporcionar uma sensação de ambiente amplo.

Esperamos que o post tenha ajudado!

Caso tenha alguma dúvida, sugestão ou se gostou deste post, deixe seu comentário.

Angela Goldgaber Nunes  😊