Você está cansado do visual do seu banheiro? Está querendo dar um toque mais pessoal, sofisticado ou clássico em seu lavabo?



A eletricidade abocanha grande parte do orçamento familiar. A conta de luz foi uma das que mais tiveram alta durante o ano de 2015, aumentando junto com ela a inadimplência nesse setor, o que é algo incomum, e preocupando todo mundo. Então, toda a atitude para economizar e diminuir este gasto é muito bem-vinda!

O LED é melhor. Explicamos porque.


Destacamos 3 itens que você precisa saber sobre as lâmpadas de LED:

Muito mais vida útil

As lâmpadas de led duram muito mais tempo do que as lâmpadas halógenas, fluorescentes ou incandescentes. Em geral, até a primeira manutenção, duram 25 vezes mais que uma lâmpada incandescente.

Pendentes com lâmpadas de LED. Fonte.

São ecologicamente corretas

Não há produtos químicos prejudiciais ao meio ambiente em sua composição. As lâmpadas de led geram luz não através da eletricidade em contato com filamentos ou gás, mas com a eletricidade  em contato sua matéria sólida. Este processo é muito mais eficaz e gera muito menos poluição ao meio ambiente do que os meios convencionais. Além disso, esse processo ainda traz outras vantagens que falaremos mais adiante.

Ambiente todo composto com lâmpadas de LED. Destacamos a escada, que possui LEDs azuis. Maravilhoso! Fonte.

Muito mais econômicas

Embora sejam um pouco mais caras que as lâmpadas fluorescentes, as lâmpadas de led custam muito menos do que há anos atrás e estão muito mais eficientes! A diferença de preço hoje em dia no mercado é muito pequena, e a vantagem é o consumo de energia, que reduz muito.

Para se ter uma ideia, uma lâmpada de LED de 5W ilumina tanto quanto uma lâmpada incandescente de 40w e consome apenas… 5W!. É incrível, não é mesmo?! Outro exemplo ainda mais impressionante: uma lâmpada de LED de 12W ilumina o mesmo que uma incandescente de 100W!

Por isto podemos afirmar que as lâmpadas de LED proporcionam uma economia de até 90% no consumo de energia da casa! Isto em relação às lâmpadas incandescentes que, aliás, já estão com os dias contados, pois desde 2012 que o Governo Federal as vem retirando gradualmente do mercado. Neste ano saíram de circulação as de 25W e 40W.

Lâmpadas de LED complementando o detalhe do gesso do teto.
Ambiente com painéis de LED por todo o teto. Podem ser encontrados na Casinha Bonita. Fonte.

Alguns usos para o LED

Apesar de parecer, a tecnologia LED na realidade não é nova. Já convivemos com o LED há mais de 40 anos. O caso é que por muito tempo ele foi usado apenas em equipamentos para indicação de stand by. Com o tempo o led foi melhorado e sua luminosidade aumentou. Hoje o led é utilizado em faróis de carros, em semáforos e iluminação pública, onde vem substituindo as caras lâmpadas de argônio. Como consome pouca energia, é comum encontrar uma grande variedade de utensílios de LED alimentados por bateria, como lanternas, sinalizadores e luminárias. É mais economia e menos fios em nossas casas!

Luminária de LED. Fonte.

Outras vantagens

O LED tem outras vantagens em relação às suas irmãs mais velhas.

Devido ao seu sistema de transformação de energia elétrica em luz, seu bulbo não sofre aquecimento, como as incandescentes, por exemplo. Isto facilita e muito no momento da troca, pois pode ser manuseada sem risco.

Cores! O LED abriu a possibilidade das lâmpadas coloridas, isto através do sistema eletrônico de mesclagem de cores em “RGB” - Red, Green e Blue, cores básicas para sistemas eletrônicos gerarem luz colorida e imagens, no caso de monitores.

As lâmpadas de LED não tem limite de vezes em que elas podem ser acendidas e apagadas, devido ao seu processo interno de acionamento.

Seu acionamento é instantâneo, devido ao seu interior sólido. Isto quer dizer que não é preciso esperar até que a lâmpada saia do resfriamento para acender, como acontece com alguns modelos de lâmpadas fluorescentes.

As lâmpadas de LED oferecem muito menos risco para quem as manuseia, porque operam com quantidades muito baixas de energia, enquanto as lâmpadas convencionais operam entre 40W a 80W há modelos de lâmpadas e LED que utilizam 5W, 9W, entre outros.

O grande desafio para o futuro do planeta e o melhor para nós mesmos é adotarmos práticas e coisas que sejam eficientes e agridam o mínimo possível o meio ambiente. Se isso estiver acompanhado de baixo custo é ainda melhor!

E se você já está decidido a diminuir sua conta de luz, ainda mais em tempos de bandeiras vermelhas e contas mais caras no Brasil, nossa dica é trocar logo a iluminação da casa inteira! E pode sair por menos do que você imagina comprando kits de iluminação.

Na Casinha Bonita você encontra kits com 10 unidades de lâmpadas de LED nas voltagens de 5W, 7W, 9W e 12W e ainda pode escolher entre iluminação na cor branca ou amarela (luz quente ou luz fria).

Por Rafael Nagel

Marketing

Posts Relacionados