Se você está em dúvidas de onde colocar o filtro de água na cozinha, saiba que existem modelos de filtros que são de passagem, também chamados de filtro de embutir e de purificador de água para torneira, e neste post vamos ensinar o passo a passo da instalação do filtro de passagem em uma torneira monocomando com passagem para água filtrada.



A grande vantagem deste tipo de torneira é que o filtro fica escondido embaixo da pia, dentro do móvel, sem ocupar mais espaço da área de trabalho! Então você não precisa se preocupar em estragar o visual da sua cozinha planejada com um purificador sobre a bancada. 

É um filtro ideal para apartamentos pequenos e também para quem quer uma cozinha mais organizada e com um visual mais clean, como o dessa cozinha projetada pela arquiteta Anamaria Miranda da Art 2A Arquitetura com o filtro embutido instalado na Torneira Monocomando para Filtro Ibiza.

Mas primeiro, você precisa saber se a sua torneira possui essa passagem exclusiva para água filtrada. Para saber é bem simples, basta olhar na parte de baixo da torneira e verificar se ela possui 3 dutos para conectar as mangueiras: um para água quente, um para água fria e outro para o filtro.

Caso a sua torneira monocomando possua apenas dois dutos, também é possível fazer a instalação do filtro porém, sempre que você acionar a água fria para lavar a louça por exemplo, a água que sair necessariamente vai passar pelo filtro. Dessa forma vai reduzir muito a vida útil do filtro e será necessário trocar o refil com mais frequência.

Além disso, por mais que você acione apenas a água fria, não é garantido que irá sair apenas a água filtrada, pode ser que misture com um pouco da água não filtrada. Então, o recomendado mesmo é instalar uma torneira para filtro.

Já nas torneiras monoconando para filtro, que possuem passagem para água filtrada, esse problema não acontece pois o terceiro duto é exclusivo para o filtro o que possibilita o acionamento simultâneo sem cruzamento de água.

Caso a sua torneira não possua esse terceiro duto, a Bela Metais desenvolveu um modelo de torneira exclusiva para água filtrada que pode ser instalada ao lado da sua torneira convencional. É um modelo compacto e minimalista que combina com diversos outros modelos de torneiras, é a segunda dica da matéria Onde colocar o filtro / purificador de água escondido na cozinha.

Conheça alguns dos modelos disponíveis na loja online da Bela Metais:


Confira no vídeo a seguir, ou no passo a passo abaixo, como é simples fazer essa instalação:

Passo a Passo para Instalação:

> Primeiro você precisa fixar a torneira na bancada. Para isso, passe as 3 mangueiras pelo buraco na bancada, mas não se esqueça de passar por elas a porca, rosca e a borracha de vedação inferior.

> Agora instale as 3 mangueiras nos dutos da torneira, note que a mangueira menor é para água filtrada e os dois maiores para a água quente e fria. Para saber qual é o duto da água filtrada, note que o comando de ligar e desligar aágua filtrada está na mesma direção do duto dela.

> Como essas mangueiras possuem borrachas de vedação na ponta, você não deve usar a fita veda rosca. Faça o aperto apenas com a mão, se você usar uma ferramenta e apertar muito forte pode acabar estragando a mangueira.

> Agora fixe a rosca na torneira e depois prenda firme na bancada com a porca.

> Instale dois nípeis nas saídas de água da parede e depois na saída de água fria, conecte um T Hidráulico. Não se esqueça de usar a fita veda rosca, nessas conexões em que não existe borracha de vedação, é imprescindível usar paranão ocorrer vazamentos.

> Uma dessas duas novas saídas será para o monocomando e a outra para o filtro. Conecte outros dois nípeis nessas saídas e escolha um para instalar o filtro. Pode escolher qualquer uma das duas saídas, única questão é verificar se ofiltro vai ficar bem posicionado.

> Aperte o botão de despressurização. Desrosqueie o copo da tampa do filtro. Repare que esse filtro possui as marcações IN que é por onde a água deve entrar e OUT que é por onde a água deve sair, então sempre instale o lado com o INna parede e o OUT na mangueira.

> Agora fixe o lado IN no T Hidráulico e conecte um nípel no OUT ou, caso seja necessário, o adaptador 3/8” que acompanham astorneiras para filtro da Bela Metais, utilizando fita veda rosca. Depois conecte a mangueira do filtro, ela possuiborracha de vedação, então não utilize fita veda rosca.

> Verifique se o anel de vedação está bem posicionado no filtro e rosqueio novamente o copo na tampa do filtro.

> Instale as mangueiras de água quente e fria nas suas respectivas saídas, elas também possuem a borracha de vedação, então também NÃO use o veda rosca aqui.

> Abra o registro, aperte o botão de despressurização no filtro, até a completa saída do ar no sistema, verifique se não está ocorrendo nenhum vazamento e pronto!

Agora você já pode usar a sua torneira monocomando com a água quente e fria e ter água sempre filtrada!

Esperamos que o post tenha ajudado! Caso tenha alguma dúvida, sugestão ou se gostou deste post, deixe seu comentário.

Posts Relacionados