Praticamente todas as novas construções compradas prontas, já vem com azulejos brancos aplicados na cozinha, banheiros e lavanderia. Para personalizar estes ambientes, é possível utilizar a cola de sobreposição e aplicar pastilhas de vidro.

 

A cola de sobreposição tem a vantagem de ser mais prática em relação a argamassa. Já vem pronta para uso, proporciona alta resistência e rapidez. A Cola Branca Massaplic para Pastilhas pode ser aplicada sobre azulejos, cerâmicas, drywall, ladrilhos, madeira, pastilhas e pedras. É um material que mescla as funções de cola e argamassa, sem necessidade de mistura com água. Dispensa o uso de argamassa e não altera a aparência das peças, inclusive pastilhas com acabamentos especiais e espelhadas.

Existem 3 formas de aplicar pastilhas sobre outros revestimentos

Baixe o e-book com conteúdo exclusivo e veja como é possível aplicar pastilhas
sobre diversos tipos de revestimentos!




Para fazer a aplicação da pastilha com cola, siga o passo a passo abaixo:

IMPORTANTE: O PRODUTO DEVE SER APLICADO NA PAREDE, NÃO NO VERSO DO REVESTIMENTO. 

  1. O verso das peças a serem assentadas deve estar seco e limpo.
  2. A superfície onde será feita a aplicação deve estar plana, rígida, seca, limpa e livre de qualquer resíduo ou acabamento que possa interferir no processo de colagem.
  3. Antes de efetuar uma sobreposição, certifique-se que não existam peças soltas.
  4. Utilize uma espátula plástica dentada para aplicar o produto sobre a superfície que receberá a pastilha, jamais aplique diretamente na pastilha, espalhe até 2m² por vez.
  5. Coloque as pastilhas na posição final iniciando de baixo para cima e aperte com as mãos, pressionando de forma uniforme as peças.
  6. Assente uma fileira por vez até a secagem para que as peças não deslizem. Outra alternativa para evitar que as peças deslizem durante a aplicação é a utilização de calço ou fita crepe.
  7. Após colocar as pastilhas, antes da cola secar completamente, limpe a superfície da mesma com um pano úmido para retirar qualquer excesso de cola.
  8. Aguarde 48 horas para rejuntar.

 

Lembre-se que para um acabamento perfeito você deve usar espaçador para manter o espaçamento igual entre as pastilhas.

 

Veja também o vídeo explicativo:

 

Para aplicar pastilhas mais pesadas, como as de metal ou pedra, é preciso redobrar a atenção. Quanto maior o peso, mais escorregadia ela fica.

Nestes casos, é possível fazer a sobreposição com argamassa, explicamos tudo em nosso e-book Posso aplicar pastilhas sobre azulejos ou outros revestimentos?.

Projeto de capa: De Paula & Nóbrega Arquitetura